VERSOS APRESSADOS

1 Jerusalém é presente, é passado, é futuro… é rumo da fé, é destino de sonhos. Jerusalém é mistério das dores dos homens… é testemunha da fibra de um povo altaneiro. Jerusalém é seara do tempo invencível…  é marca das horas que as horas não calam. Jerusalém é rebento que rasga o deserto…  é canto-coragem …

O CICLISTA ASSASSINADO

José Geraldo Marques Para Carlos Méro Numa rua de Bucha jaz Um ciclista assassinado Ambos anônimos: A rua e o homem Ambos antônimos Do que ainda se chama HUMANIDADE! Façamos um século de silêncio Apenas para escutar os sinos Que tangem por nós E tangem por vós assassinos Calem-se todos os lírios São tantas as …

EÇA DE QUEIRÓS E GRACILIANO RAMOS: DIÁLOGO CRIATIVO*

Reconheço que seria eu imprudente, para não dizer ousado, caso me atirasse a qualquer recensão crítica acerca da abundante e emblemática produção literária de EÇA de Queirós. Logo ele, a quem Harold Bloom, sterling professor na Yale University, incluiu na constelação dos escritores ocidentais canônicos de todos os tempos. De quem diz, ademais, Maria Filomena …

capa revista

Os Dois Melros

ESTAVA CONVICTO DE QUE NÃO ERA ELE MESMO. Não passava do corpo em que o poeta Sabino Romariz** regressara à vida. Tendo os dois aberto o primeiro berreiro em Penedo, ele havia nascido um punhado de anos depois de Sabino. O que também havia dado ânimo para que ele encasquetasse que se tratava da mais pura verdade. Não remoía dúvida, portanto, de que não tinha alma própria. Era um continente com um conteúdo alheio. Nada mais. E era bem por isso que sentia, amava, sofria e poetava tal qual ele. Sem tirar nem pôr.

MEU CADERNO DE MATUTAÇÕES Fragmentos

             1 Quando me olho no espelho e vejo a testa se alastrar e a me escalar a cabeça, no encalço dos cabelos brancos que ainda me restam… Quando me olho no espelho e vejo as ravinas no desenho da fronte, escavadas pela correnteza da inclemência dos anos que às vezes nos maltratam, mas também …

QUEDA LIVRE

  Foto Carlos Méro NINGUÉM SE DEU CONTA DE QUANDO MARIA JOANA subiu em um pufe enroupado com couro bovino e escalou o guarda-corpo da varanda. Uma vez lá trepada, respirou fundo, arregalou os olhos e esticou as vistas lá para baixo. Pôde enxergar, então, tudo o que, fora do anteparo dos capitéis dos coqueiros, …